quinta-feira, 31 de março de 2011

Sendo Saul na vida de algum Davi


Todos conhecem a História de Saul e Davi e as lições que podemos tirar da vida desses homens.
Umas delas é o exemplo de Davi de não se levantar contra Saul apesar dos pesares, isso é muito usado quando queremos falar sobre respeitar as autoridades.
Mas e quando somos Saul na vida de algum Davi?  Claro que não queremos matar ninguém no sentido literal (assim espero) mas é quando matamos em palavras?

Saul cometeu erros fatais de liderança uma delas foi não ter matado Golias, existe situações que o líder tem que resolver, passar para outro é um passo para você amanhã acusá-lo de ter roubado sua autoridade.

E foi exatamente isso que aconteceu, Saul não gostou nada da musiquinha da mulherada mas já era tarde demais. Davi não roubou “seu povo”, ele só tomou posse do presente de Saul, nada mais justo.

Saul levado pela vaidade de não querer perder para Davi deu ouvido para a multidão, alias alguém pode explicar onde estão as dezenas de milhares que Davi matou? E onde aconteceu os milhares que Saul matou?

Nem Jesus levou em consideração a multidão e o pobre Saul levou, mais um erro, multidão sempre é levada pelo time que está ganhando. Uma hora eles gritam Hosana outra hora Barrabás. 

Mas Davi continuou fiel a Saul, na verdade a família de Saul deveria ser aquela família que todos gostavam de estar junto, a casa devia sempre ser cheia, se tivesse telefone com certeza ele não pararia. 

Por isso que ele não fez nada com Saul, quando admiramos alguém não levamos muito em conta seus erros.

Saul ganhou o coração de Davi e com certeza Davi queria estar perto daquela família por isso que pesou muito a recompensa pela cabeça de Golias  e a amizade com Jônatas.

Davi nunca levantaria a mão contra alguém que ele gostava muito, infelizmente Saul não teve o coração nobre para admitir que errou  e perdeu para Davi era mais fácil acabar com Davi, como se isso fosse resolver sua vaidade.

Às vezes somos assim, infelizmente jogamos para outro um erro nosso de liderança, uma vez que as pessoas não nos admiram mais, não podemos ligar se elas estão admirando outros homens.

Um dos sinais claros da falta de admiração é quando não fazemos questão de estar junto, temos prazer de ficar junto com quem gostamos e admiramos se as pessoas não querem ficar perto de mim vou acusá-las de alguma coisa ou vou refletir sobre minha liderança?


Admiração e Confiança uma vez perdida  será muito difícil ser restaurada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário