quinta-feira, 19 de junho de 2014

As Cem Melhores Crônicas Brasileiras

     As crônicas desta antologia se consagram como pequenas obras-primas de emoção, baseadas nos espantos e alegrias, decepções e surpresas  do cotidiano. Contam a história de um país e de um gênero que outrora foi considerado menos. Fenômeno de aceitação popular, a crônica superou o preconceito e se instalou como iguaria fina, assinada por mestres da nossa literatura.

  Amorosa, bem-humorada, leve e refinada, a crônica brasileira conquistou seu lugar e inventou um estilo, modo de escrever e viver. Mistura as artes do espírito sensível com os fatos da atualidade, mesmo que seja aquela realidade  passando embaixo apenas da janela do autor. Pois é falado na primeira pessoa, com voz poética ou perplexa, jornalística ou irônica, que o cronista nos encanta.

   Craque  do gênero, Joaquim Ferreira dos Santos fez esta seleção sem se deixar amarrar pelas leis acadêmicas, mas orientando-se pelo poder  que as crônicas têm de seduzir - marca essencial de todas reunidas neste volume, que se tornaram clássicos de referência da nossa educação literária e sentimental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário