terça-feira, 13 de dezembro de 2011

As atividades de um bom líder

- É um resolvedor de problema 
Líder é aquele que se levanta e se posiciona para resolver um problema. O bom líder encara os problemas e sente até um fascínio para resolver as coisas que não estão funcionando. Líderes que só trazem problemas para o discipulador e para o pastor  vão aos poucos quebrando a confiança  que eles possuem na sua capacidade.

- É alguém que ignora a pressão do grupo e faz a coisa certa.
O bom líder não faz pesquisa de opinião, ele faz o que deve ser feito.

- Tem uma mente inquisidora
É aquele que faz a pergunta que todo mundo quer fazer, mas que ninguém tem coragem. Isso não quer dizer que ele é rebelde, que não aceita autoridade ou que não confia nela. Ele questiona porque quer entender o que está sendo feito, a escolha da estratégia. É bom que os líderes façam perguntas  em um ambiente de respeito, submissão e obediência. Por meio deles, é possível até encontrarmos saídas e alternativas para um problema.
Os líderes também têm que saber lidar com as perguntas dos seus liderados. Precisam saber mostrar os argumentos, e quando não os tiver, precisam ser  sinceros e dizer que tomaram a decisão que acreditam ser a melhor.

- Consegue manter a calma debaixo da pressão. 
Ele não entra em pânico. Ele sente medo, pressão e angústia, mas se controla. Jesus é o nosso padrão de líder. Ele dormiu no meio da tempestade enquanto seus discípulos entraram em pânico ( Mt 8.24). Pânico é descontrole, perca do domínio próprio, é carne, incredulidade e medo da morte. O pânico tem muitas expressões: uns ficam sem reação, não conseguem fazer nada, outros  ficam correndo de um lado para o outro feito "baratas tontas"; outros ficam histéricos etc. Diante da pressão, o líder deve respirar fundo, pensar e agir de acordo com o que a circunstância pede.

- Possui senso de humor. 
Uma célula boa é uma célula que o líder tem bom humor, que as pessoas se sentem relaxadas o suficiente para rir.

- Tem uma atitude positiva


As pessoas respeitam  líderes positivos, que não se fazem de vítimas diante dos problemas, mas que têm fé e encaram o desafio. O líder tem que ganhar o respeito e não a piedade dos seus liderados. O bom líder não fica falando sobre os problemas, ele lembra o alvo da conquista e o propósito da obra.



Pr. Aluízio  A . Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário