quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Amor Filéo

  O amor Filéo é aquele afeto saudável e puro entre iguais. Deus quer nos amar através de grandes e bons amigos, que nos acompanharão ao longo da vida. Esse companheirismo construído com outras pessoas iguais reforçará a nossa identidade e amadurecerá nossa personalidade e temperamento. 

  Através desse tipo de relacionamento, crescemos emocionalmente, aprendemos a lidar com as contradições da vida, manejar com o inesperado, perdoar e ser condescendentes com as falhas dos outros.

  O amor Filéo requererá de nós investimento constante.

  No nível de amor Filéo, a intimidade virá quando ousarmos ir além da superficialidade das amizades naturais. À medida que aceitamos tocar em conteúdos interiores e compartilhar os nossos sentimentos, temores, fracassos, necessidades, e os mais secretos sonhos,estaremos investimento bastante nisso. O amor Filéo deve ser vivido além das quadras de futebol, onde podemos dar gargalhadas, nos divertir e transpirar juntos. Deve ser vivido além da mesa de boteco ou das festinhas  que se frequentam juntos e mesmo além do compartilhar meras afinidades e experiências superficiais.

  O nível Fíleo  trará contradição, exporá falhas de caráter e maus hábitos, perfeccionismo e mau temperamento. Qual será a nossa atitude? Se formos amigos de verdade, enfrentaremos  as falhas das pessoas que amamos, nos aproximando mais ainda e sendo instrumento de Deus na sua transformação. Se não fizermos isso, sempre chegaremos ao ponto de desistir das pessoas na hora das crises. Fazendo isso, perderemos a oportunidade de ser usado por Deus. Perderemos os grandes amigos que Deus talvez tivesse para nós. 

  Para se investir amando intensamente no nível Filéo, é preciso, num ato da vontade, retirar todas as máscaras e correr o risco de expor-se. Evidentemente, é preciso aproximar-se  de pessoas do mesmo nível de maturidade; caso contrário, você depositará  alta expectativa em que não se dispõe  ou não sabe responder nesse nível  de intimidade. Não adianta idealizar uma profunda amizade com alguém que não se dispõe a investir nisso. Você se frustará. Por outro lado, mesmo com pessoas maduras, muitas frustrações virão; o que requererá de você perseverança e muita condescendência. 


Fonte= Chamados à intimidade
Marcelo Oliveira Almeída
Editora Vinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário