quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A Lei da aceitação

Mudança na liderança
(Êx 24.1-7)
Foi um divisor de águas para cada um , uma vida totalmente nova havia começado! Os israelitas fizeram um começo completamente novo quando afirmaram  a aliança que Deus havia lhes oferecidos.
No entanto, para que isso funcionasse, descobriram que tinham de mudar o seu mode de vida e substituir os seus paradigmas, e isso exigiria talentosa liderança. Às vezes (como no deserto), a maioria quis até mesmo retornar ao Egito!
Peter Drucker nos ajuda a aprendermos de Moisés sobre como liderar um povo em mudança, mesmo no deserto:

Lições do deserto

1. Aumente as pragas 
Para convencer Faraó de liderar o povo de Deus, Moisés invocou pragas e não até que o antigo sistema fosse quebrado. Nesse estágio, problema são seus companheiros. Não os resolva; eles convencem pessoas de que necessitam abandonar o caminho antigo.

2- Marque o final 

Que "acontecimentos limítrofe" simbólico e memorável Moisés invocou na travessia do mar Vermelho! Depois que os israelitas haviam passado pelo mar e pé enxuto, não havia retorno.

3- Trate as 'murmurações" 

Não se surpreenda quando algumas pessoas perdem a confiança em sua liderança em algum lugar de onde vieram e para onde estão indo. Moisés ouviu coisas do tipo: Nosso líder sabe o caminho? Nunca fizemos isso desse jeito! O que havia de tão ruim no Egito? Em tempos de transição, fique atento a oportunidade para expressar cuidados aos sentimentos das pessoas; interaja com os oponentes.

4- Dê ao povo acesso à pessoas que tomam decisões.

Graças  a Jetro, Moisés designou um novo quadro de lideres para diminuir a distância entre o povo e as pessoas que tomavam decisões. Como  resultado, o povo sentiu-se mais ligado.

5- Enfatize as oportunidades criativas do deserto.

Foi no deserto, não na Terra Prometida, que aconteceu uma grande inovação: Deus entregou os 10 mandamentos. Algumas das suas maiores realizações também acontecerão no deserto.

6- Resista á ânsia de correr à frente.

Muitas vezes, parece que no deserto acontece pouca coisa. Porém lá acontecem grandes transformações. Não as arrisque correndo apressadamente à frente ou removendo a dor de dar à luz uma nova visão. Deixe que Deus realize a sua Obra.

7- Entenda que 'liderança no deserto" é especial.

Moisés não entrou na Terra Prometida. Seu tipo de liderança combinou com o tempo de transição , onde as coisas pareciam confusas e instáveis. A nação precisa que Josué entrasse em Canaã porque ele conduzia o exército e porque o estabelecimento da vida exigia novas habilidades. Mudança e organizações  sempre  necessitam de um novo líder, mas não requerem um novo estilo de liderança até que a transição estiver concluída.

John C. Maxwell




Ps. Eu acho que Moisés entrou na terra, através do monte da transfiguação 











Nenhum comentário:

Postar um comentário